O que está acontecendo com o mercado imobiliário?

Conhecido por ser de lentas mudanças, o mercado imobiliário ainda vive um período de retração, mas já ensaia uma retomada para o próximo ano.

homem em dúvida sobre o mercado imobiliário
O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O MERCADO IMOBILIÁRIO?
1º A REALIDADE

É fato que a procura por imóveis diminuiu bastante nos últimos anos, sejam eles imóveis novos, sejam imóveis usados. Temos construtoras que, em décadas, nunca trabalharam com estoques de unidades, mas que hoje precisam administrar essa dura realidade.

Em paralelo, temos particulares não conseguem vender seu imóvel pelo valor que consideram justo, mas pelo valor que o mercado impõe. Situação essa, oposta ao que ocorria no mercado de imóveis até meados de 2012, quando o vendedor ainda dava as cartas do jogo.

Hoje, é o comprador o responsável pelo timing da negociação.

2º O QUE SE PASSA?

São inúmeros os fatores responsáveis por essa retração. Entre eles destacam-se a instabilidade política e a série de investigações policiais envolvendo grandes empresários (muitos do ramo da construção civil), políticos e servidores públicos. Isso vêm causando crescentes e graves danos à economia, que já caminhava tímida.

Para agravar, vivemos a recente greve dos caminhoneiros que impactou praticamente todos os setores da economia nacional, provocando uma desaceleração na retomada do crescimento.

Dessa forma, alguns “investidores” vão gradativamente deixando o País e buscando mercados mais seguros e rentáveis para aplicar seu capital.

3º EXISTE ESPERANÇA

Ainda assim, deve-se reconhecer os esforços da política econômica, que vem baixando a taxa básica de juros (hoje temos a Selic mais baixa já praticada neste País!), ao passo que busca controlar a escalada do dólar.

Isso é muito importante, pois uma menor taxa de juros “puxa” um aumento do consumo, que vai de alimentos a imóveis, trazendo uma perspectiva mais otimista para o futuro.

4º O MERCADO IMOBILIÁRIO EM FORTALEZA

Mudando o foco agora para o cenário imobiliário de Fortaleza, identificam-se outras nuances que explicam nossa situação atual. Primeiramente, há uma ampla oferta de novos imóveis para um mercado que não consegue absorver.

Além disso, temos muitos profissionais despreparados para lidar com um cliente comprador tão exigente e que ainda busca um meio de referência para ter opiniões e informações corretas na hora de adquirir o imóvel certo.

Leia também: Veja aqui 5 dicas infalíveis para fazer da compra de imóvel um bom negócio!

Para completar esse panorama, percebe-se que as práticas de venda de imóveis estão engessadas, resumindo-se a placas, panfletos, anúncios na TV, ligações (muitas vezes inconvenientes) e um marketing digital ainda mal explorado.

5º O FUTURO

Como já explicamos na matéria “Descubra porque especialistas estão otimistas com o futuro do mercado!”  TUDO É CÍCLICO, inclusive o mercado imobiliário. Acreditamos que o fim das incertezas políticas e a manutenção de uma economia voltada para redução de juros e controle do dólar, certamente irão estimular o consumo e promover o reaquecimento econômico do País.

Olhando mais especificamente para o ramo imobiliário, estamos saindo de uma recessão e ensaiando uma recuperação. O reaquecimento, de fato, irá ocorrer à medida que os estoques de imóveis forem reduzindo (fala-se em torno de 10 mil unidades atualmente, em Fortaleza).

Então, quando os estoques estiverem nos menores níveis, preparem-se para um novo boom imobiliário com um grande número de lançamentos e muitos interessados em investir ou adquirir uma nova moradia.

 

Gostou dessa matéria? Quer falar o que você pensa a respeito? Deixe seu comentário no final!

ou clique no botão abaixo para falar diretamente com o Infoimobs:

[sg_popup id=”2″ event=”click”]Sugestões e/ou dúvidas?[/sg_popup]

 

Leia mais:

¬ Quero me mudar, mas preciso vender meu imóvel. E agora?
¬ Preço de uma moradia: 10 fatores que mais influenciam o valor final
¬ Porto das Dunas ou Cumbuco? Onde é melhor para investir?
¬ Descubra porque especialistas estão otimistas com o futuro do mercado!

Continue acompanhando o Informações Imobiliárias diariamente e não perca nenhuma novidade! Compartilhe essa e outras matérias nas redes sociais: @infoimobs

Sair da versão mobile