Matéria por Victor Benevides
Última atualização: 14/02/2023
Muito vem se noticiando acerca da grande onda de demissões nas chamadas “big techs”. Alguns atribuem a justificativa para esse movimento às novas possibilidades geradas pelo recente(íssimo) avanço de ferramentas poderosas baseadas em inteligência artificial (IA) – visto que as empresas de tecnologia são sempre as primeiras a serem afetadas, positivamente ou negativamente.
Entre as novas ferramentas, o centro das atenções sem dúvidas é o Chat GPT. Você pergunta, ele responde. Simples assim. Não é necessário navegar toda a internet buscando um sem fim de fontes de informação, pois o Chat GPT faz essa busca por você e sintetiza tudo de forma espantosamente satisfatória!
Então, aproveitando as discussões acaloradas e as diversas opiniões emitidas por especialistas do mercado imobiliário, se a inteligência artificial vai ou não substituir o papel do corretor de imóveis, decidimos então perguntar ao próprio Chat GPT:
A inteligência artificial vai substituir o corretor de imóveis?
Veja agora o que o Chat GPT nos respondeu:
“A inteligência artificial já está tendo um impacto significativo em muitos setores, incluindo o imobiliário. No entanto, é pouco provável que a inteligência artificial possa substituir completamente os corretores de imóveis no futuro previsível.”
“A inteligência artificial pode ser usada para ajudar os corretores de imóveis a realizar suas tarefas de maneira mais eficiente, por exemplo, ajudando a identificar oportunidades de negócio, a gerenciar leads, a classificar propriedades e a automatizar processos administrativos. No entanto, a inteligência artificial ainda não pode replicar completamente as habilidades interpessoais e a experiência humana que são tão importantes na relação entre corretor e cliente.”
“Os corretores de imóveis desempenham um papel fundamental na ajuda às pessoas a encontrar o imóvel perfeito, fornecendo orientação e conselhos, negociando contratos e gerenciando questões logísticas. Este é um trabalho que requer habilidades interpessoais, empatia e uma compreensão profunda do mercado imobiliário e das necessidades dos clientes.”
“Em resumo, a inteligência artificial pode ser uma ferramenta valiosa para os corretores de imóveis, mas é pouco provável que possa substituir completamente a habilidade humana e a experiência no trabalho de um corretor de imóveis.”
CONSIDERAÇÕES
Precisamos concordar com o Chat GPT, a inteligência artificial é realmente uma ferramenta valiosa. Mas, ainda assim, é uma ferramenta. Ou seja, ela é feita para ser operada e assim trazer melhorias ao meio onde está inserida. Em nosso caso, o mercado imobiliário.
Entendemos que as revoluções acontecem quando grandes lideranças, sejam pessoas ou organizações, têm em seu poder uma tecnologia avançada e que sabem como utilizá-la em favor de um propósito definido.
Por isso, agora não será diferente. Os corretores terão ao seu dispor uma ferramenta para melhorar cada vez mais seu trabalho, reduzindo horas e horas de prospecção e contatos infrutíferos com clientes que ainda não estão no momento de compra.
Mas para isso acontecer, ou o corretor vai precisar dominar essas novas tecnologias a fundo, ou vai precisar atuar em organizações que já dominem e consigam transferir esses benefícios para seus colaboradores.
O mais importante é que desde já o corretor de imóveis passe a pesquisar sobre o assunto para entender de que forma a inteligência artificial pode ser sua aliada na prospecção e venda de imóveis. As possibilidades são infinitas e certamente tendem a trazer mais benefícios do que riscos à profissão.
Leia também:
¬ Vitacon lança novo empreendimento nos Jardins em São Paulo
¬ Apartamentos tipo Studio: Os novos queridinhos dos investidores
¬ INCC: Não compre imóvel na planta sem antes saber tudo sobre ele
¬ Não consegue transferir imóvel comprado? Nova lei simplifica processo
Para acompanhar as principais informações e ficar por dentro de tudo que acontece no mercado imobiliário: Siga @infoimobs no Instagram!